[ RESENHA ] Anna Dressed in Blood - Kendare Blake


Tradução(Não oficial): Anna Vestida de Sangue
Série: Anna Dressed in Blood #1
Classificação: Young Adult
Gênero: Terror
Editora: Tor Books
Páginas: 320
Nota: 4,0/5,0
Ano: 2011(USA)






Sinopse:
Cas Lowood has inherited an unusual vocation: He kills the dead. So did his father before him, until he was gruesomely murdered by a ghost he sought to kill. Now, armed with his father's mysterious and deadly athame, Cas travels the country with his kitchen-witch mother and their spirit-sniffing cat. They follow legends and local lore, destroy the murderous dead, and keep pesky things like the future and friends at bay. Searching for a ghost the locals call Anna Dressed in Blood, Cas expects the usual: track, hunt, kill. What he finds instead is a girl entangled in curses and rage, a ghost like he's never faced before. She still wears the dress she wore on the day of her brutal murder in 1958: once white, now stained red and dripping with blood. Since her death, Anna has killed any and every person who has dared to step into the deserted Victorian she used to call home.Yet she spares Cas's life.
Confira a tradução da sinopse, aqui

Bom gente, como vocês já sabem, eu estou sempre lendo algo em inglês, me ajuda a treinar o idioma e aproveito para ler algum livro interessante que ainda não foi publicado por aqui \o/. No caso de Anna, eu assisti várias recomendações em vídeo de booktubers gringos, então resolvi pegar pra saber se era bom mesmo.


Cas Lowood é um adolescente que passa seu tempo livre matando fantasmas. Por conta de sua atividade extra curricular um tanto quanto peculiar, sua vida se define em incontáveis mudanças, sempre seguindo em frente na busca do próximo caso sobrenatural para lidar. Sua habilidade em matar fantasmas foi herdada de seu pai. Ele era um dos melhores caçadores, até que o dia da caça chegou e o fantasma levou a melhor. 

Ele não perdeu somente o pai, perdeu um amigo e o seu herói, tanto ele quanto a mãe ficaram muito abalados com a situação. Com isso, ele decidiu que quando estivesse mais velho, e fosse forte o suficiente não iria descansar enquanto não vingasse a morte de seu pai, e agora ele deveria se contentar com presas menores, e ele o faria isso com o objeto que herdara do pai, o athame, uma "faca" especial, capaz de ferir fantasmas.

Em um determinado dia, Cas recebe uma mensagem de um de seus contatos falando sobre um determinado fantasma, bem diferente e territorial. Cas decide então se mudar para cidade onde esse tal fantasma existe. Depois de se organizar e se matricular no colégio, Cas começa a procurar histórias sobre o tal fantasma, descobrindo que o fantasma se chama Anna, Anna Vestida de Sangue. 

A primeira ideia que teve, foi de visitar o local onde a criatura vive, só que no momento em que ele entra na casa abandonada, é acertado na cabeça por um dos alunos da sua escola, e nesse momento Anna aparece. Um dos garotos é morto, o resto corre, deixando Cas estirado no chão. Por algum motivo desconhecido Anna poupa o rapaz, e isso o deixa ainda mais curioso. Ela, é bem mais poderosa do que ele esperava e só ataca quando invadem a sua casa. A missão agora, é descobrir mais sobre sua vida passada e alguma forma de conseguir derrotá-la.

Bom, eu nunca tinha lido uma  história de fantasmas antes. Sempre quando eu penso em caçadores de fantasmas me vem a musiquinha do Ghost Busters na cabeça rsrs, mas essa história não tem nada a ver com aquilo. É sangrento, violento e nada amigável.

A narrativa é feita em primeira pessoa pelo ponto de vista de Cas, fato curioso e um tanto quanto incomum. Vemos que boa parte dos livros Young Adult são narrados por personagens femininas, estar dentro da cabeça de um rapaz é bem diferente e interessante. A narrativa é descritiva na medida certa, em algumas cenas eu consegui visualizar exatamente o que estava acontecendo, passando aquele arrepio na espinha com a forma que ela descrevia o cenário, isso foi muito bacana, pois estamos dentro da cabeça de Cas e a autora conseguiu transmitir muito bem o que ele estava vendo e sentindo, fazendo com que o leitor vivencie a mesma coisa. Uma outra coisa, é que a autora não prende a narrativa em devaneios desnecessários. 

Os personagens foram bem caracterizados, com exceção da mãe de Cas. Para uma mulher que teve o marido assassinado por um fantasma, ela é muito liberal em deixar o filho seguir os passos do pai. Ele pode não voltar pra casa, e ela simplesmente em momento algum se preocupa com isso. Ela está presente sempre que pode, e o auxilia em tudo, mas em momento algum o repreende ou tem alguma atitude digna de uma mãe, e isso me irritou um pouco. Os demais personagens são bem bacana, inclusive Anna. Ela é um show a parte, e o relacionamento dela com o Cas evoluí bastante no decorrer da história, eles foram um vinculo bacana.

Apesar da história centra sobre a vingança não ter sido de fato a história central, a autora soube conduzir muito bem. O livro é cheio de reviravoltas e o leitor ao acompanhar Cas por suas jornadas, fica sem fôlego junto com ele. Ela sabe muito bem com prender a sua atenção, e sabe ainda melhor conduzir tudo que está acontecendo. No meio da história temos um baita cliffhanger que muda completamente o foco da narrativa, e eu fiquei bastante surpreso com isso.

Anna Dressed In Blood é uma duologia, e estou bastante curioso com a continuação, espero que no próximo volume as coisas fiquem um pouquinho mais violentas e tenha ainda mais ação. As cenas de lutas são bem descritas e envolventes. 

Se eu não me engano, a Editora Novo Conceito já comprou os direitos da série, agora é só esperar o lançamento por aqui \o/

Bom gente, é isso.
Espero que tenham gostado.
See you later folks!