[ RESENHA ] Hounded - Kevin Hearne

Hounded
Kevin Hearne

Série: The Iron Druid Chronicles #1
Classificação: Young Adult
Gênero: Fantasia
Editora: Del Rey
Páginas: 304
Nota: 5,0/5,0








Sinopse:
Atticus O'Sullivan, last of the Druids, lives peacefully in Arizona, running an occult bookshop and shape-shifting in his spare time to hunt with his Irish wolfhound. His neighbors and customers think that this handsome, tattooed Irish dude is about twenty-one years old--when in actuality, he's twenty-one "centuries" old. Not to mention: He draws his power from the earth, possesses a sharp wit, and wields an even sharper magical sword known as Fragarach, the Answerer. Unfortunately, a very angry Celtic god wants that sword, and he's hounded Atticus for centuries. Now the determined deity has tracked him down, and Atticus will need all his power--plus the help of a seductive goddess of death, his vampire and werewolf team of attorneys, a bartender possessed by a Hindu witch, and some good old-fashioned luck of the Irish--to kick some Celtic arse and deliver himself from evil.Tradução
Eu nunca tinha ouvido falar dessa série, muito menos do autor. Em minhas "andanças" pelo goodreads, na área de urban fantasy, me deparei com Hounded. Fui olhar a sinopse e fiquei bastante curioso por um simples motivo: mitologia irlandesa. Como vocês já estão cansados de saber, eu sou apaixonado por Filha da Floresta da Julliet Marillier, nesse livro temos uma pequena dose dos mitos Irlandeses. Assim que eu vi esse pequeno aspecto sobre Hounded eu decidi que eu queria ler. Dei uma olhada na nota, que por sinal é bem alta para os parâmetros do goodreads, e fui olhando algumas resenhas e boa parte delas era positiva. Enfim a vontade de ler aumentou, mesmo a série tendo 7 volumes publicados, e mais dois por vir.

A história é contada pela perspectiva do Atticus O'Sullivan, o último druída vivo. Ele mora no Arizona e é dono de uma loja de livros não muito "normal". Ele tem aparência de um cara de 21 anos e passa a aparencia de um universitário, de fato ele tem 21, mas não anos e sim séculos. Ele possuí várias tatuagens no corpo e elas estão diretamente ligadas ao seu poder mágico, que provem da Terra. 

A muitos séculos atrás, na Irlanda antiga, Atticus obteve uma espada mágica chamada Fragarach, The Answerer(A que responde/ A resposta ). E esse é o motivo que Aénghus Óg o persegue, pois acredita que tal artefato lhe pertence. Com a ajuda de uma outra Deusa Celta, Morrigan, a Deusa da Guerra, Atticus conseguiu se manter a salvo por todo esse tempo. Mas todo esconderijo tem suas falhas e Aénghus Óg já sabe onde ele vive, basta agora Atticus decidir o que pretende fazer em seguida, lutar ou fugir?

Como eu disse anteriormente, eu nunca tinha ouvido falar sobre essa série e peguei pra ler praticamente no escuro e fico muito grato por isso. Foi aquele livro que te pega de surpresa e você gosta do inicio a fim.

A narrativa de Kevin é incrível! O início da leitura é um pouco lento, por conta de todos os termos Celtas, mas no decorrer da leitura essa lentidão passa e a narrativa se torna super fluida e dinâmica. A história contada pelo ponto de vista de Atticus foi uma das melhores coisas no livro. O autor soube incluir no meio de tudo que acontece, as tiradas cômicas dos personagens e isso só contribuiu para a rapidez da leitura. Como eu efetuei a leitura em inglês eu diria que é um nível médio, não tenho certeza, já que não entendo essas classificações. 

Os personagens são todos muito bem caracterizados. Atticus é um dos melhores protagonistas que eu já li em livros! Ele é inteligente, sarcástico, divertido e meio sacana. O que era de se esperar, já que o personagem possuí 21 séculos de idade, ele não poderia ser que nem um adolescente de 16 anos, certo? As soluções que ele usa para sair das enrrascadas são bem pensadas, apesar de que em alguns casos ele recebe ajuda, mas que protagonista não passa por isso? rs. 

Não só Atticus merece um destaque, e sim todos os outros, vale destacar Oberon, o cachorro do Atticus, isso mesmo, ele fala! Por conta dos poderes do Druída ele consegue se comunicar com o cachorro, e boa parte das minhas risadas durante a leitura foram por conta das conversas entre eles. Oberon é o alívio cômico da história. Temos também Hal, o lobisomen advogado do Atticus, se tratando de um ser "imortal", de vez em quando ele precisa burlar a lei e Hal é o advogado perfeito! Temos também a Viúva bêbada que é vizinha de Atticus, outro personagem cômico dessa história!

A história criada por Kevin, possuí vários elementos bem utilizados atualmente. Vampiros, lobisomens, mitologia e etc. Apesar de utilizar esses temas praticamente batidos, o autor soube organizar tudo de uma forma divertida e inteligente, sem parecer forçado, ganhando pontos por sua originalidade. Sem contar que a mitologia Celta é uma de minhas queridinhas. 

Hearne não se pretende somente aos celtas e as criaturas sobrenaturais. Temos menções as outras culturas, principalmente as Europeias. Todos os deuses, se tornam deuses, a partir do momento que são devotados, ou seja, os humanos os transforam em deuses. Os deuses gregos e romanos são comentados com bastante frequência, inclusive o Thor, da mitologia Nórdica, que parece ser odiado por todos, rsrsrs.

Você pode estar pensando agora: Tanta coisa num livro só? Pois é, mas não fique com o pé atrás, Kevin Hearne mostrou ter estudado bastante antes de escrever essa série, ele demostra bastante conhecimento na área. Eu definitivamente quero terminar de ler os outros volumes, e claro tudo que esse cara resolver escrever, rs.

Não sei se alguma editora brasileira possuí os direitos da série, espero que sim, esses livros precisam ser lidos! Eu recomendo esse livro para as pessoas que gostam de uma boa fantasia, com uma narrativa bem divertida e cômica.
Links Importantes e Onde comprar:
Site do AutorSkoob - Goodreads - Amazon - Book Depository - Saraiva - Cultura
Bom gente, é isso que eu tenho pra hoje. Espero que tenham gostado da resenha =)
See you later folks!