[ RESENHA ] O Senhor da Luz - Graciele Ruiz + SORTEIO


O Senhor da Luz
Graciele Ruiz

Série: A Saga de Dathriun #1
Classificação: Young Adult
Gênero: Fantasia
Editora: Novo Século (NT)
Páginas: 320
Nota: 3.5/5.0



" Uma boa história, com bons personagens e um mundo fantástico belíssimo. "

- Livro disponibilizado para resenha pela autora.

Sinopse:


" Em uma jornada pelo destino de Datahriun suas asas serão capazes de alcançar a luz? Licia  se sentiu muito sozinha quando o seu avô morreu, deixando uma chave e um pedido. Essa chave abria uma caixa muito poderosa, capaz de fazer viver, novamente, um planeta já morto: Datahriun. Porém, ela só poderia ser aberta por cinco chaves. A de seu avô era somente uma delas, e o seu pedido era para que Lícia as reunisse e encontrasse os seus guardiões. Desse modo, eles poderiam fazer o que ninguém havia feito antes " 

Não preciso dizer que meu gênero favorito é a fantasia né? O Senhor da Luz tem vários dos diversos elementos comuns de uma história de ficção fantástica, mas foram inseridos de forma a não perder sua originalidade. Já adianto que gostei bastante do que eu li =)

Vamos conhecer algumas coisas sobre o universo de Datahriun. Em um planeta bem distante da Terra, um dos menores de seu sistema solar é habitado por diversas criaturas mágicas. Esse mundo é dividido em nove continentes e cada um deles é habitado por um clã. Kan, Akinus, Taon, Mériun, Guanten, Mei, Shinithi, Razoni e, por último, Munsulia. Após Datah o Deus da Luz, entregar uma caixa mágica a Selaizan, ele desaparece. Com isso a estabilidade do planeta foi gradativamente caindo, e problemas naturais cada vez mas frequentes. Desertos, vulcões, falta de água potável, são poucos a serem mencionados.


" Jurhrmaki, o deus da justiça e da proteção, recebe mais orações gradativamente. Cynara, a deusa do amor e da fertilidade, foi praticamente esquecida. Trayena, a deusa da morte e da guerra, nunca esteve tão satisfeita. "
Pag. 10
A história começa com Lícia, seu avô acabara de morrer, e seu último pedido foi que Lícia, realizasse uma determinada tarefa. Por conta disso, nossa jovem protagonista resolve entrar em uma árdua missão para realizar o desejo de seu avô. Lícia é uma Kaniana.

" Os cabelos eram da cor do fogo e em suas veias corria o vento. De suas costas brotavam asas e seus olhos dourados de águia alcançavam longas distâncias. E, por mais estranho que soe, ela era uma garota normal. Era. "
Pag. 11 
A caixa deixada a Selaizan por Datah, continha um grande poder. Para abri-la era necessário 5 chaves. Selaizan era o responsável por proteger tais artefatos, mas por infelicidade do destino, veio a ser assassinado. Em meio a seu último suspiro, lançou as chaves em diversas direções, cada chave encontraria uma pessoa cujo o coração seria puro, e todos os 5 seriam de clãs diferentes.

O avô de Lícia guardara a chave por muito tempo e agora ela pertencia a Lícia, sua missão é encontrar os outros quatro portadores e assim salvar o mundo da destruição. Com a ajuda da misteriosa caixa seria possível trazer Selaizan a vida novamente e assim o equilíbrio do mundo seria restaurado. Mas alem da dificuldade de encontrar os portadores, Lícia teria outro problema, a Feiticeira de Trayena.

Bom gente, esse livro foi bem divertido. A história apesar de utilizar de elementos fantásticos comuns, como manipulação de elementos, raças mágicas, fadas, dragões entre outros, a autora soube da seu toque de originalidade.

A narrativa é em terceira pessoa, do jeito que eu gosto. A ambientação e a descrição das coisas é bem simples, mas é capaz de passar pro leitor tudo como a autora imaginou, ou seja, conseguimos criar a imagem das coisas sem o excesso de descrições. A leitura é bem fluída, é capaz de ler o livro no máximo em dois dias.

Os personagens são ok. O trabalho em cima deles, não tem aquela análise psicológica fantástica, mas também não são um bando de robôs andando de um lado para o outro falando de forma mecânica. Eu particularmente  gostei muito da personalidade dos personagens principais, e a achei bem bacana aquela característica que todos possuem referente ao clan que eles vivem.

A trama em si, é bem bacana, foi elaborada e o único porem ao meu ver, é o fato de que as coisas acontecem MUITO rápido. Em apenas um livro da série, a Lícia já acha 2 portadores, sem ao mesmo procurar, ela simplesmente esbarra neles, de uma forma BEM conveniente. É um livro leve, bem divertido e que eu recomendo para os amantes de fantasia.

Bom gente, para quem gostou da ideia e ficou com vontade de ler, ta aí uma chance de ganhar um exemplar de O Senhor da Luz! :)

Para concorrer basta preencher o formulário abaixo.
Boa sorte!

Regras:

- É obrigatório residir em território nacional;
- Para participar, você tem que preencher todas as opções obrigatórias, as extras irão aparecer após a primeira etapa concluída, assim você terá mais chances de ganhar.
O envio será feito por mim, e o prazo é de 40 dias após o recebimento do endereço de entrega;
- O blog não se responsabiliza por extravios do correio ou endereços enviados de forma errada;
- O sorteio vai ao ar, hoje 17/05/2014 e termina no dia 17/06/2014.


a Rafflecopter giveaway