[ RESENHA ] Maze Runner: Correr ou Morrer - James Dashner


Original: The Maze Runner
Série: Maze Runner #1
Classificação: Young Adult
Gênero: Distopia
Editora: V & R
Páginas: 426
Nota: 5.0 / 5.0



" Uma história de tirar o fôlego. Dashner sabe como prender os seus leitores "


Sinopse:


Ao acordar dentro de um escuro elevador em movimento, a única coisa que Thomas consegue lembrar é de seu nome. Sua memória está completamente apagada. Mas ele não está sozinho. Quando a caixa metálica chega a seu destino e as portas se abrem, Thomas se vê rodeado por garotos que o acolhem e o apresentam à Clareira, um espaço aberto cercado por muros gigantescos. Assim como Thomas, nenhum deles sabe como foi parar ali, nem por quê. Sabem apenas que todas as manhãs as portas de pedra do Labirinto que os cerca se abrem, e, à noite, se fecham. E que a cada trinta dias um novo garoto é entregue pelo elevador. Porém, um fato altera de forma radical a rotina do lugar - chega uma garota, a primeira enviada à Clareira. E mais surpreendente ainda é a mensagem que ela traz consigo. " 

Bom gente, decidir ler Correr ou Morrer, pois o filme está com lançamento marcado e o pessoal do canal Olhos de Ressaca decidiram iniciar a read-a-long deles com esse livro. Já adianto a vocês que eu gostei bastante.

A história começa com um rapaz subindo numa espécie de elevador, sua memória fora apagada e a única que lembra é seu nome, Thomas. Quando o elevador alcança seu destino, ele se encontra numa espécie de clareira, e ao olhar ao redor se depara com vários garotos de idades variadas. Thomas está muito confuso com o que está acontecendo e demora para assimilar as coisas.

Após o susto inicial, Thomas começa a aprender como aquele lugar funciona, a divisão do trabalho e o objetivo deles. A clareira possuí a forma de um quadrado e está cerca por muralhas de pedra gigantescas, e em volta existe um labirinto. Ele é gigante e aparentemente é a única saída daquele lugar, pois o elevador só sobe, trazendo suprimentos todas as semanas e um nome membro todo mês. Como a única maneira aparente de sair da clareira é o labirinto existe um grupo responsável por ele, são chamados de Runners. A tarefa deles não é fácil, tem muito caminho para ser percorrido e muitas coisas para atrapalhar, todas as noites as paredes se movem, e criaturas estranhas andam por ali, elas são chamadas de Verdugos, e a atacam qualquer um que entre na sua frente.

Esse é o dia a dia na Clareira, mais com a chegada de Thomas as coisas começam a ficar estranhas, e isso piora com a chegada de uma garota, a única até hoje, e o pior, ela trás um bilhete escrito que ela é a última pessoa a subir pelo elevador.

Eu AMEI o livro. A leitura é super rápida e a história te prende de uma forma incrível. Os capítulos são curtos, o que favorece na hora de ler. A narrativa é simples, e em terceira pessoa. Dashner não se prende com muitas descrições, somente o suficiente para dar uma visão bacana do que ele está propondo.

Os personagens são muito bem caraterizados, e apesar de todos não terem memórias, eles tem a personalidade bem definida. Foi impossível não me apegar a alguns deles. Thomas é um ótimo personagem principal, cumpre sue papel e é verdadeiro, tem seus momentos de conflito, mas quando se propõe a fazer algo vai lá e faz, e ele é bem impulsivo em algumas situações. Chuck é um dos personagens mais bobos e engraçados, é impossível não gostar dele. Os diálogos não são forçados e bem pensados, é perceptível a emoção nas palavras.

A história em si foi muito bem escrita. O livro tem altos e baixos, pois a história vai seguindo e dái BOOM tem uma revelação e você se vê doido para saber o que acontece em seguida, depois o livro fica um pouco mais parado, como se o autor estivesse te dando um tempo pra respirar e então chega outro BOOM. A trama foi muito bem traçada tudo é bem costurado no final, não ficaram pontas soltas, tudo que foi proposto nesse livro, foi explicado, a não ser o gancho para o próximo livro da trilogia.

Para os amantes de distopias, esse livro é um prato cheio e merece ser lido. Para que não está familiarizado com o gênero é uma boa escolha para começar.

Bom gente, é isso espero que tenham gostado. Vocês podem conferir aqui em baixo o trailer do filme! 


Dylan O'Brien vai ser o Thomas =D Para os amantes de Teen Wolf é um fator a mais para esse filme ser perfeito. xD

See you later folks!