[ RESENHA ] Abraham Lincoln - Caçador de Vampiros - Seth Grahame - Smith

Seth Grahame - Smith
Original: Abraham Lincol - Vampire Hunter Classificação: Young Adult
Gênero: Sobrenatural, Histórico
Editora: Intrínseca
Páginas: 336
Nota: 4/5
" Seth conseguiu me prender nessa forma bem diferente de nos contar a vida de caçador do presidente Abraham Lincoln "

- Esse livro faz parte do desafio de 2014.

Sinopse:

Indiana, 1818. A luz da lua cai através das florestas densas que cercam a cabana de apenas um quarto onde um Abraham Lincoln com apenas 9 anos se ajoelha ao lado do leito de morte de sua mãe. Só mais tarde o entristecido Abe descobriria que o ferimento fatal de sua mãe era, na verdade, culpa de um vampiro. Com o dom de suas legendária altura, força e habilidade com um machado, Abe sai em um caminho de vingança que irá levá-lo até a Casa Branca. "

Bom como deve ter acontecido com muitos, eu vim a conhecer o livro após ter visto o filme que foi produzido por Tim Burton, ele como um dos meus diretores favoritos deixou muito a desejar em comparação com o livro. Mas enfim, esse livro é uma história densa, bem escrita e divertida.

O livro é dividido em 3 partes, sendo cada uma delas uma parte da vida de Abraham. O prólogo nos conta uma história "a parte" no que seria o presente. Um aspirante a escritor recebe de um estranho chamado Henri um amontoado de diários, recortes de jornais e cartas. Henri queria que ele escrevesse um livro sobre aquilo. 


Ao examinar o material ele fica um tanto quanto descrente, pois se trata dos diários perdidos de Abraham Lincoln e todo o material fala sobre a existência de vampiros. Infelizmente o que estava descrito ali era verdade e ele descobre isso da pior maneira: vendo um vampiro em ação. Henri acaba por perceber que é necessário uma pequena persuasão para conseguir o que deseja. O pobre coitado não tem opção a não ser escrever o que Henri deseja e para isso ele perde praticamente tudo, mas enfim a verdade é contada. Essa introdução do livro é contada em primeira pessoa.

O restante do livro é narrado em terceira pessoa e vai contar vários detalhes da vida de Abe desde seu nascimento até o fim. Abe sempre fora um garoto curioso, aprendeu ler com sua mãe e a partir disso passou a devorar todo livro que encontrou pela frente. Seu pai, Thomas Lincoln era um homem simples, não tinha muita visão do futuro e nunca buscava mais do que o necessário para alimentar sua família. Thomas era um ótimo carpinteiro e Abe o ajudava desde pequeno, oficio que contribuiu muito para o futuro de um dos maiores presidentes dos EUA. 

Um dia tudo na vida de Abe mudara. Certa noite seu pai recebeu uma visita inesperada e um certo desentendimento acontecera, Abe não conseguiu entender tudo o que acontecia de onde observava o ocorrido, mas sabia que era a respeito de dinheiro. Em seguida sua mãe adoece e vem a falecer. Algo no doce menino quebrara naquele dia.

" Neste mundo infelizmente, todos experimentam a tristeza; e, para os jovens, essa experiência  se mescla à mais amarga agonia, por pegá-los desprevenidos "
- Abraham Lincoln, em carta á Fanny McCullogh em 23 de dezembro de 1862. Pag 27.

A segunda mudança na vida de Abe foi quando seu pai resolvera contar a ele toda verdade. O suposto homem que emprestara dinheiro a seu pai era um vampiro, e ele fora o responsável pela morte de sua mãe. Abe ficou revoltado com a história e resolveu que iria matar todos os vampiros da América. Sua primeira "vítima" foi por pura vingança e arquitetou um plano para matar o homem responsável pelo assassinato de sua mãe.  Já crescido Abe era um homem gigante e todo o trabalho como ajudante de seu pai lhe rendeu um ótimo condicionamento físico, levando em conta o tipo de vida secreta que ele possuía. 

" Trata-se da eterna disputa entre dois princípios - certo e errado - em todo o mundo. São dois princípios que se enfrentam desde o início dos tempos; e essa disputa não terminará jamais. " 
- Abraham Lincoln, debate com Stephen A. Douglas em 15 de outubro de 1858. Pag 67

E mais uma vez a vida do futuro presidente teve mais uma reviravolta, e essa se chama Henri. Abraham prometera se livrar de todos os vampiros, mas pouco sabia sobre eles. Graças a Henri, Abraham aprendeu tudo sobre tais criaturas e inclusive, passou a receber nomes de suas "vítimas". E esse é o inicio da incrível vida do futuro presidente do EUA.

" A verdadeira regra para determinar se aceitamos ou rejeitamos alguma coisa não é saber se ela contem algo de mal, mas se ela contem mais mal do que bem. Poucas coisas são inteiramente más ou integralmente boas.
- Abraham Lincoln, em discurso à Câmara dos Representantes em 20 de julho de 1848. Pag 190

Confesso para vocês que a leitura desse livro não foi fácil, mas não me arrependi em momento algum. É uma leitura densa e cansativa, mas mesmo assim o livro te prende de uma forma incrível. Uma definição do que seria esse livro, seria uma biografia fantástica, rs. Seth conseguiu fazer uma baita pesquisa sobre a vida de Abraham Lincoln e introduzir fatos fictícios nela. 

Muitos pensariam que o autor poderia se perder nisso, e eu te digo que ele conseguiu fazer o que planejava com maestria. Tudo é bem costurado e estruturado, os personagens são bem descritos e evoluem de uma forma incrível no decorrer do enredo, principalmente Abraham.

Conforme a história avança, a densidade dos fatos cresce de forma proporcional. Vemos muitos conflitos políticos ao lado da luta contra os vampiros e tudo isso no plano de fundo da guerra civil entre o Norte e o Sul dos EUA e a abolição dos escravos. Eu particularmente não sei muito sobre a história dos EUA e achei bastante interessante. Uma forma de ensinar um momento histórico super importante da história do pais de uma forma menos massante do que em uma aula de história comum. 

A introdução dos vampiros é muito bacana, no contexto histórico do livro, os vampiro possuem uma sociedade e estão envolvidos com diversas pessoas de grande influencia no país. Eles se aproveitam da escravidão e utilizam isso como forma de "refeição de baixo custo" já que pouquíssimas pessoas vão dar falta de escravos. Obviamente todos os grandes fazendeiros estão envolvidos.

O momento em que Abraham começa sua carreira política ele continua a lutar contra aquilo tudo que veio fazendo, só que dessa vez com palavras e não com seu machado. E por falar no machado é uma das partes interessantes do livro. A edição possuí fotos da época e todas elas foram editadas para conter o grande e fiel machado de Abraham.
Todo inicio de capítulo existe uma citação feita pelo próprio Abraham Lincoln, tirada de cartas ou discursos, o que é bastante interessante e se encaixa perfeitamente no enredo contado e além da narrativa em si, o narrador nos "mostra" pequenos trechos tirado dos diários de Abraham, fantástico.

Não vou me estender muito mais a respeito do livro é uma leitura fantástica para os amantes de ficção e uma forma um pouco diferente de se ler uma biografia rsrs. Recomendo! 

Espero que gostem da resenha.
See you later folks!