[ OTAQUICES ] Mahou Shoujo Madoka Magika


Olá pessoal, essa coluna era a antiga "É hora de mangás", resolvi alterar o nome pois pretendo falar sobre alguns animes também. 

Hoje eu vim falar sobre Madoka Magica, um dos animes mais famosos do ano de 2010. 

Madoka Magica veio com tudo. Foi a desconstrução de um gênero de animes/mangás bem antigo conhecido como Mahou Shoujos(Garotas Mágicas), esse gênero tem nomes clássicos, como: Sakura Card Captors e Sailor moon, mesmo quem não tem o costume de acompanhar animes e mangás, com certeza pelo menos já ouviram falar. Ambos estiveram presentes durante a minha infância, antes mesmo de saber o que de fato era um anime.

Mas por que Madoka foi uma desconstrução do gênero? Pelo simples fato de trazer uma história completamente inovadora. A maioria desses animes trata-se de meninas com poderes mágicos lutando contro o mal. Ok, Madoka também tem isso, mas não se limita a isso. Vou contar para vocês mais ou menos a história.

Madoka é uma garota colegial bastante comum, tem duas amigas e vive o seu dia a dia com bastante normalidade. Ela mora com seus pais e seu irmão mais novo. Um fato a se destacar é que quem sustenta a família e a mãe de Madoka e seu pai é o responsável pelos afazeres domésticos.

Em um determinado dia de escola, uma nova aluna é transferida para a classe de Madoka, ela se chama Homura, bonita, alta e um tanto misteriosa, seu primeiro contato com a protagonista é um pouco conturbador, pois ela dá um recado que Madoka não entende muito bem o significado. Neste mesmo dia após a aula, Madoka e sua amiga Sayaka vão ao shopping e de repente ela começa a ouvir uma estranha voz. Ao seguir o som, ela entra em uma area restrita do shopping e se depara com um criatura um tanto quanto estranha, como se fosse um boneco de pelúcia vivo. Ele estava muito machucado e em seguida, Homura aparece, vestida de uma forma bem diferente. Tudo indicava que ela estava caçando a estranha criatura. Nesse momento somos introduzidos a mais uma personagem, Mami. O local onde as meninas se encontram de repente sofre uma mudança, e coisas estranhas acontecem, criaturas um tanto quanto loucas e abstratas.

Nesse momento Mami se transforma. Suas roupas mudam e ela confronta Homura fazendo com que fuja. Mami explica o acontecido para as meninas e as introduzem ao universo das Mahou Shoujo. Isso mesmo, tanto Homura quanto Mami são garotas mágicas. O Estranho bicho de pelúcia chama-se Kyuubei, e ele detectou um "poder latente" presente em madoka. Ele, é o responsável pela crianção das garotas mágicas. O contrato é simples: Ele concede um desejo a menina, e em troca ela deveria lutar contra as bruxas. As bruxas são criaturas que criam uma realidade paralela dentro do nosso mundo, e causam caos e morte. 

Mami também estuda no mesma escola de Madoka, porém é uma veterana, como as meninas ficam pensando bem sobre o que gostariam de ganhar Mami decide mostra-las como é a vida de uma Mahou Shoujo. Mami leva Madoka e Sayaka para uma caça a bruxa, assim elas vão ter alguma noção do que estão enfrentando. Elas tem a oportunidade de pensar a respeito do que vão querer, pois esse pedido não tem nenhum tipo de limitação, mas em troca vão ceder a sua vida em prol da luta contra as bruxas.

O enredo é mais ou menos esse, mas não é tão simples e "fofinho" como parece. Ao meu ver a história possui 4 reviravoltas principais. Sendo uma delas logo no inicio onde uma das personagens morre de uma forma nada convencional. 
A luta contra as bruxas que são ilustradas como algo caótico e abstrato ao mesmo tempo, é um tanto quanto perigosa, as meninas descobrem que as Mahou Shoujo precisam derrotar as bruxas, pois ao morrem elas liberam um determinado item, que serve para restaurar sua magia. 

As armas utilizadas pelas garotas, também são bem incomuns. Armas gigantes e em grande quantidade, espadas, bombas, lanças etc.
Apesar de não ser algo com muito sangue na tela, as lutas são bem violentas, levando em consideração a temática do anime.

Como eu disse anteriormente, a história possui 4 reviravoltas. E aos poucos as personagens vão descobrindo os segredos por trás desse tal contrato. Certas coisas foram ocultadas, e a verdade é um pouco mais sombria do que parece. Mais uma personagem é introduzida, mas o "elenco" não é muito grande. 
Conforme o anime vai avançando as coisas vão ficando mais e mais sombrias, e os segredos descobertos cade vez mais fazem a tal "desconstrução" da temática.


Esse toque sombrio é que trás o diferencial do anime, no seu décimo episódio no qual ocorre a quarta reviravolta, temos como personagem central Homura, personagem que até então era bem difícil de se entender. Nesse episódio vamos descobrir seu passado e os motivos que a levaram a agir dessa forma. É um episódio bem dramático e acho dífícil as pessoas não se emocionarem com as cenas.

O anime fez tanto sucesso, que além de seus 12 episódios de 20 minutos, foram feitos 3 filmes. Sendo dois deles, uma recapitulação da série em melhor qualidade e sem muitos cortes. O terceiro filme foi um dos 10 nomeados a concorrer ao Oscar de melhor animação, junto com grandes nomes como Universidade Monstro e Meu Malvado Favorito. E não parou por aí, o anime também ganhou sua versão em mangá. São três volumes, e cada volume contem 4 capítulos, que são praticamente cada episódio do anime. O mangá já foi traduzido e publicado no brasil pela editora novata no ramo, New Pop. O traço do mangá é lindo e a história super fiel ao anime.

Esse anime foi um grande tapa na cara. Muitas pessoas tendem a criticar determinados gêneros, por sem coisas de menininha, ou até mesmo infantil. Esse é um dos melhores exemplos, um dos melhores animes que vi, e recomendo a todos os meus amigos, chateio até quebrarem o preconceito e se renderem aos encantos de Madoka.

Esse anime é mais do que recomendado, é quase obrigatório.