Supernova - O Encantador de Flechas

Título: Supernova - O Encantador de Flechas
Editora: Novo Século ( Novos Talentos)
Autor: Renan Carvalho
Páginas: 358
Skoob
Sinopse: Imersa em uma ditadura ideológica, a isolada cidade de Acigam sofre com a ameaça da guerra civil. De um lado, a Guilda, um grupo que usa os ensinamentos da Ciência das Energias para exigir os direitos da população. Do outro, um governo tirano, com soldados especialistas em aniquilar magos, nome vulgar dado aos praticantes de tal ciência. No meio desse conflito vive Leran, um garoto prestes a se formar na escola e não sabe qual futuro pode ter em uma cidade como Acigam. Após o envolvimento dos membros de sua família na rebelião, ele percebe que também está fadado a participar da guerra e vive uma aventura alucinante para descobrir mais sobre a misteriosa ciência que permite encantar objetos com a energia dos elementos. "

Resenha:

A História:

Leran, um jovem prestes a se formar na escola tem em sua cabeça dúvidas sobre o que o futuro lhe reserva. Sua família possuí uma condição financeira razoável e é composta por sua mãe e sua irmã. Um outro membro da família seria seu avô paterno, o qual é dono de uma loja no centro da cidade.
A cidade onde Leran mora, chama-se Acigam. Um lugar onde o contraste social é bem grande, e além de tudo é completamente isolada do mundo exterior. É expressamente proibida a saída e entrada de pessoas na cidade, fato que causou um certo problema para classe comerciante.

Na escola Leran é um excelente aluno, mas seu destaque está mesmo nas aulas de arquearia, de longe é o melhor atirador da turma. As aulas de ciências são as mais chatas, pois apesar de não possuir muitas memórias da cidade antes do isolamento seu avô o ensina a verdadeira ciência, a manipulação das energias.
Esse tipo de ciência é vista como problemas. O governo de Acigam proibiu e as pessoas que de fato conseguem manipular as energias estão fadadas a morte caso sejam descobertos. Essas pessoas são chamadas vulgarmente de magos. Durante os ensinamentos de seu avô Leran foca seu aprendizado no aperfeiçoamento dos encantos, conseguindo por exemplo ao manipular as energias ao redor congelar uma bola de cobre. 

Em um determinado dia de treino, Leran perde a hora e seu avô decide ir junto com ele para casa. No meio do caminho ambos presenciam uma cena. Um grupo de pessoas estão fugindo, aparantemente os fugitivos estão lançando bolas de energia em seus perseguidores. Leran logo nota que tratam-se de magos. A perseguição acaba com a chegada de um ser vestido todo de preto. Ao se aproximar todo o som em uma determinada área é anulado e assim também a habilidade dos magos de usarem seus poderes, resultando em suas mortes. Após o ocorrido seu avô explica que aquelas pessoas são chamadas de Silenciadores, assassinos do governo altamente equipados para o assassinato dos magos. 

" O Silêncio permanece e, poucos minutos depois, vejo algo passar pela calçada, tão rápido que não consigo identificar o que é. Fico mais atento e, quando outro passa, já posso ver mais detalhes, apesar de sua velocidade. É um homem, vestido com roupas escuras e uma capa que voa para trás enquanto se movimenta. No entanto, não parece correr, ele está levitando. "

Depois da cena presenciada, tudo que fora escondido de Leran enfim é revelado, inclusive o que realmente aconteceu ao seu pai. Leran se vê em uma situação super complicada, ele deseja lutar contra esse governo opressor, mas ao mesmo tempo se preocupa com sua família. Mas será ele capaz de viver sua vida de acordo com os padrões ditados pelo governo sabendo da realidade?

Comentários:

Conhecemos Acigam e toda a história pelos olhos de Leran, ele para mim foi o segundo melhor personagem da história. Apesar de ser um adolescente entrando na vida adulta é uma pessoa com bastante bom senso, o autor trabalhou muito bem a personalidade e o psicológico do personagem ao ponto de criar algo tão humano. Ele passa por um turbilhão de emoções.

O romance é tratado de uma forma bem simples. Leran se depara com a sua primeira paixão, Judra. O relacionamento deles ocorre de certa forma bem rápida no inicio, mas a situação dura por algum tempo e vai crescendo gradativamente. 

O livro é dividido em 4 partes, sendo a terceira parte narrada por Judra. Ela é outra personagem muito bem trabalha, a parte narradas por ela é fantástica. 

Um dos vilões da história são os silenciadores, em um determinado ponto meio que entendemos o por que deles agirem dessa forma, o que de certa maneira é compreensível, mas não justifícavel.

No final acontece uma reviravolta que eu não esperava. Fiquei bastante surpreso e super ansioso para o próximo volume.


Informações:

Assista ao book trailer :)