Divergente


Título: Divergente
Editora: Rocco
Autora: Veronica Roth
Páginas: 502
Sinopse: " A sociedade se divide em cinco facções dedicadas ao cultivo de uma virtude - a Abnegação, a Amizade, a Audácia, a Franquesa e a Erudição. Aos dezesseis anos, numa grande cerimônia de iniciação, os jovens são submetidos a um teste de aptidão e devem escolher a que grupo querem se unir para passar o resto de suas vidas. Para Beatrice, a difícil decisão é entre ficar com sa família ou ser quem ela realmente é - não pode ter os dois. Então, faz uma escolha que surpreende a todos, inclusive a ela mesma. Durante a iniciação altamente competitiva que se segue, Beatrice muda seu nome para Tris e se esforça para decidir quem são realmente seus amigos - e onde se encaixa na sua nova vida um romance com um rapaz fascinante, porém perturbador. Mas Tris também tem um segredo, que mantém escondido de todos, pois poderia significar sua morte. Ao descobrir um conflito crescente que ameaça destruir sua sociedade aparentemente perfeita, ela também aprende que seu segredo pode ajudá-la a salvar aqueles que ama ou destruí-la. "

Resenha:

     A história se ambienta, em uma Chicago futurista, onde a cidade foi dividida em 5 facções: Audácia, Abnegação, Amizade, Erudição e Franqueza.
     As pessoas são divididas entre essas facções de acordo com sua personalidade, Audácia os corajosos, Abnegação os altruístas, Amizade os pacíficos, Erudição os Inteligentes e Franqueza os honestos.
     Todas as crianças vivem com seus pais, em suas facções até completarem 16 anos, chegando a essa idade eles participam da Cerimônia de Escolha, onde antes passam por um teste, onde enfrentam uma simulação que indica qual facção se enquadra melhor em sua personalidade, mas no final a escolha é da pessoa.
     A história é narrada por Beatrice, uma garota de 16 anos da abnegação, ela, está prestes a passar pelo Cerimônia da Escolha e fica um pouco preocupada a respeito disso, pois quando uma pessoa decide mudar de facção, ela deve cortar todos os laços com sua antiga família, e Beatrice não acha que se encaixa no perfil altruísta da Abnegação.
     Durante a simulação no dia da escolha, o teste de Beatrice, é dado como inconclusivo, sua avaliadora Tori, diz que isso ocorreu porque ela é uma Divergente, e diz que esse fator pode ocasionar em sua morte, com isso, Tori altera o resultado da simulação e Beatrice ganha mais algo em que pensar, e um conselho de Tori, de não comentar isto com ninguém.
     Durante a cerimônia de escolha, Beatrice muda de facção, mas a dúvida de o que significa ser divergente ainda está em sua cabeça. Ela, passa pelo ritual de iniciação de sua nova facção e descobre no fim que uma guerra está para ocorrer.

Comentários: 

     Sinceramente, eu estava com muitas expectativas ao ler esse livro, e elas não foram atingidas, é uma história boa, divertida, eu li o livro em 2 dias, mais 90% em um único dia, o que normalmente eu não consigo, a narrativa é rápida e a história chega á ser um pouco previsível. Quanto ao lado físico do livro, a capa é muito bonita, mas, achei alguns erros de português e digitação. No mais é um bom livro para passar o tempo. 3 estrelas é a nota.