O Pistoleiro


Título: O Pistoleiro - A Torre Negra vol I
Editora: SUMA de letras
Autor: Stephen King
Páginas: 221
Sinopse: "  Roland Deschain, último descendente do clã de Gilead, e derradeiro representante de uma linhagem de implacáveis pistoleiros desaparecida desde que o Mundo Médio onde viviam "seguiu adiante". Para evitar a completa destruição desse mundo já vazio e moribundo, Roland precisa alcançar a Torre Negra, eixo do qual depende todo o tempo e todo o espaço, e verdadeira obsessão para Roland, seu Cálice Sagrado, sua única razão de viver. O pistoleiro acredita que um misterioso personagem, a quem se refere como o homem de preto, conhece e pode revelar segredos capazes de ajudá- lo em sua busca pela Torre Negra, e por isso o persegue sem descanso. Pelo caminho, encontra pessoas que pertencem a seu ka-tet - ou seja, cujo destino está irremediavelmente ligado ao seu. Entre eles estão Alice, uma mulher que Roland encontra na desolada cidade de Tull, e Jake Chambers, um menino que foi transportado para o mundo de Roland depois de morrer em circunstâncias trágicas na Nova York de 1977. Mas o pistoleiro não conseguirá chegar sozinho ao fim da jornada que lhe foi predestinada. Na verdade, sua aventura se estenderá para outros mundos muito além do Mundo Médio, levando-o a realidades que ele jamais sonhara existir."

Resenha:

   Em um mundo pós apocalíptico vive Roland, o ultimo dos pistoleiros existente. No deserto, Roland segue em busca do 'homem de preto': um feiticeiro maligno que causa a discórdia por onde passa. O objetivo de Roland é chegar a Torre Negra, um lugar místico onde ninguém, a não ser talvez, o homem de preto saiba onde fica. Na cola do homem de preto Roland anda vagarosamente pelo deserto, com um pouco de dificuldade pois seu suprimento de água esta acabando, ele chega a cabana de um velho, que o abriga e lhe dá comida. Durante sua estádia na casa do velho, Roland conta a história sobre uma cidade pela qual ele passou e o que aconteceu com ela após as influencias do homem de preto, sendo uma delas a ressurreição de um morto. Ao terminar sua história, Roland pergunta se o velho da cabana na verdade não seria o próprio homem de preto disfarçado para enganá-lo e depois matá-lo, o homem responde de forma que ele não teria como saber em seguida Roland segue seu caminho. 
 
Seguindo seu caminho Roland passa por tempos difíceis no deserto ficando sem água e quase morrendo de desidratação, em seguida ele avista umas construções e segue nesta direção, sem ver nada acaba desmaiando dentro de um celeiro, ao acordar se depara com um menino, que lhe fornece água e comida, este menino se chama Jake. Jake informa que viu o homem de preto por ali, e que para ele serie um padre ou coisa do gênero, Roland imagina que Jake veio de algum outro lugar menos desse mundo. 
 
Como Jake foi parar naquele lugar? Tem alguma conexão com o homem de preto? Roland está decidido a seguir sua jornada, mas estará ele pronto para enfrentar tudo que possar aparecer em seu caminho? 

Comentários:

   Um livro excelente! King é realmente um mestre na escrita, adorei a narrativa e os flash back no decorrer da história, como sempre dizem imaginei que fosse ser uma série de terror, mas na verdade vi mais uma história de suspense onde Roland fica em dúvida por alguns momentos, mas faz de tudo para seguir seu destino e sua jornada.